sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem:

Energia do cotidiano e no sistema Produtivo

Em que momento este tema é apresentado no currículo?
7ª série/ 8ºano – 4º Bimestre.

Em que momento este tema é apresentado no currículo?
5série/6ano - 2º Bimestre
6série/7ano- 3º Bimestre
7série/8ano - 4º Bimestre
8série/ 9ano -1º e 2º Bimestre

Observe as habilidades relacionadas ao desenvolvimento do conteúdo e reflita:
É possível desenvolver estas habilidades em outros momentos?
            As habilidades são desenvolvidas ao longo dos ciclos. O que difere de um ano para o outro é a profundidade de cada competência e habilidade.

Selecione um ou mais habilidade que desenvolvam competências leitoras e escritora.

            “Reconhecer o Uso de diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo com base em textos e ilustrações”- Currículo do Estado de São Paulo/ Ciências da natureza e suas tecnologias.
                “Identificar as diferentes fontes de energias renováveis” - Currículo do Estado de São Paulo/ Ciências da natureza e suas tecnologias.


Etapa da situação de aprendizagem:
·         Sondagem;
·         Problematizarão;
·         Contextualização;
·         Formas diversificadas;
·         Sistematização do Conhecimento;
·         Aplicação do conhecimento em situações novas.

Pensar em um recurso didático possível para elaborar uma situação de aprendizagem utilizando diferentes gêneros textuais (textos, tabelas, gráficos, história em quadrinho, vídeos, imagens e outros).

Etapa 2
Situação de Aprendizagem:

Energia no cotidiano e no sistema Produtivo:

Habilidade:
           “Reconhecer o Uso de diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo com base em textos e ilustrações”
                “Identificar as diferentes fontes de energias renováveis” - Currículo do Estado de São Paulo/ Ciências da natureza e suas tecnologias.

Objetivo:
- Conhecer as diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis.
Recursos:
Utilizar as cartas dos alunos finalistas do projeto / concurso “Energia + limpa – 2012”.
Utilizar as cartas do projeto “Energia mais Limpa - 2012”.

Sondagem:
Explique aos alunos o tema da situação de aprendizagem, enfatizando que irão ler cartas de alunos finalistas do projeto “Energia + limpa”, onde o objetivo é sugerir a Presidenta Dilma:
 “Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá”?
Em seguida divida a sala em grupos e explique que farão a leitura das cartas e depois responderam algumas questões.
1-      O que o grupo entendeu sobre a Carta?
2-      Quais as energias sugeridas pelo (a) aluno (a) da carta?
O professor solicita que cada grupo apresente as suas respostas. De forma dialogada fará um levantamento dos conhecimentos sobre os de energias citadas pelos grupos.

Atenção professor: guarde as anotações dos alunos para futura abordagem.

Problematização: 

- Entre os tipos de energia, existe uma que é inesgotável?
- Quais formas de energia existentes na sua escola, na sua casa e no seu bairro? Observe o local em que você vive?
- Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?


Contextualização, Busca de Dados e Aprendizagem significativa:
De acordo com a problematização, o professor solicitará a cada grupo a pesquisa de um tipo de energia, onde eles apresentaram de forma livre para os demais grupos da sala, sobre a forma de painel, maquetes, vídeos, ilustrações, cartazes, entre outros. Em seguida, sugerimos retomar com os alunos os conceitos através do vídeo.


 Vídeo: Diferentes fontes de energia:- http://www.youtube.com/watch?v=nWj57Kf3sEo 





Fechamento:

Cada aluno fará a sua carta ao um órgão público, com a seguinte sugestão: A melhor forma de energia que atenderia meu Bairro.                                          O professor irá adaptar a questão a realidade dos alunos.






Sugestão para o Professor:

Etapa 3:
Avaliação:
1.       Durante todo o processo de desenvolvimento do aluno – Processual e Feed Back.

Recuperação:
Caso o professor reconheça a não assimilação dos conteúdos o professor poderá utilizar um jogo da memória ou mesmo um quiz de perguntas e respostas. Também poderá retomar a questão e um levantamento dos erros (das cartas) e retomada de alguns conceitos com a sala. Como projeto interdisciplinar com língua Portuguesa rever  a estrutura de carta;


3 comentários:

  1. Olá Denise,
    Ficou bem legal a Situação de Aprendizagem postada no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angelita, muito obrigada, fizemos em grupo em Serra Negra e espero ter comtribuido aqui no nosso Blog!

      Excluir
  2. Olá a todos vcs, autores do blog!
    Meu nome é Carlos.
    Sou professor há 23 anos, formado pela USP. Estou convidando-os para um curso que ministrarei na livraria Martins Fontes, na Av. Paulista em São Paulo nos dias 14 e 21 de setembro próximos.
    Se vcs tiverem interesse, por favor acessem o link abaixo para maiores informações.
    https://www.dropbox.com/s/g4x7rktj3mgdz52/CURSO%20DE%20TECNOLOGIA%20EDUCACIONAL%20PARA%20EDUCADORES.pdf#

    Att,

    Prof. Carlos Sanches
    Palestrante e coordenador do curso

    ResponderExcluir